domingo, 4 de abril de 2010

Agenda da Noiva

"Passo a Passo" para o dia dos sonhos...

Um casamento “dos sonhos” não se faz de um dia para o outro, por isso, a “Agenda dos Noivos” é um momento importante, que deve-se sentar com tempo para planejar e organizar as prioridades.

Dentro desta agenda de 12 meses que antecedem o casamento, pode-se incluir a compra ou locação do imóvel onde o casal irá morar. Como isso é primordial, deve-se antes iniciar a questão de localização do imóvel, abertura de financiamento/crédito e então, colocar na agenda o cronograma mobiliário e de decoração do apartamento.

É importante essa definição de financiamento para que, na montagem do cronograma dos 12 meses seja planejada a parte disponível financeira para cada etapa de contratações de serviços.
Vamos lá então?!?

12 MESES

Para iniciar qualquer orçamento, as empresas necessitam de alguns dados para realizar as cotações. A data do casamento, lista de convidados, tipo de casamento, religião, civil e festa. Tendo em mãos os dados do casamento, pode-se começar com a escolha do local da cerimônia (Buffet ou Igreja).

11 MESES ANTES

Após a definição da Igreja, deve-se selecionar o Buffet e tipo de serviço para programação dos demais itens importantes.

A escolha do vestido é o momento mais esperado pela noiva, deve-se pesquisar e provar diversos modelos, até chegar no modelo esperado!!!

Se acaso o enxoval não tiver sido feito é bom fazer uma listinha agora!

10 MESES ANTES

Exames de saúde, inclusive o pré-nupcial entram na lista também. Procure seu ginecologista, dentista, clínico geral, etc. O noivo também deverá fazer seus exames de rotina!!!

Estando Igreja e Buffet definidos nos meses anteriores, procure um decorador tanto da igreja quanto do Buffet. Muitas vezes a igreja pede que o decorador seja em conjunto com outras noivas que irão se casar no mesmo dia.

É hora de separar a documentação para o cartório. Você pode ter os detalhes no próprio cartório ou, em sites da internet.

9 MESES ANTES

Registrar todos os momentos importantes do seu casamento requer antecedência. Contrate foto e filmagem de sua confiança ou que você já conheça alguns trabalhos dele com casamentos. É hora também de definir o salão do “Dia da Noiva”.

Diversos pacotes são oferecidos e, algumas especialidades exigem procedimento alguns dias antes como: Limpeza de Pele, Teste de Cabelo e Maquiagem, porém, agora é a hora de definir o pacote e, faltando 1 mês pode ser marcado os testes!!!

Hora também de convidar os padrinhos e formalizar o convite.

8 MESES ANTES

Tendo adiantado o local e as características do seu casamento, vamos a definição dos móveis, e decoração do “Lar, doce lar”!!! Não esqueça que, familiares mais próximos costumam ajudar nesta hora, fora a Lista de Presentes que irá junto ao convite!!!

Reveja também a lista de convidados, sempre temos quem acrescentar ou tirar alguém. Na maioria das vezes acrescentar né?

Hora de pesquisar e escolher os músicos, tanto da igreja quanto da festa. Em cerimônia pode ser orquestra, quarteto, dueto ou mesmo músicos da Igreja, e até uma equipe de som com Dj, que tem repertórios musicais instrumentais e orquestrados, de acordo com o estilo e preferência dos noivos. Para a festa não tenha duvidas que uma Banda com Dj é o indicado. Procure empresas que estão no ramo e, sempre visite um evento para saber a forma e os equipamentos oferecidos.

7 MESES ANTES

Rever o serviço do buffet escolhido, acertar a quantidade de convidados, rever a decoração já escolhida e ver as condições gerais do salão da festa. Decoração da Igreja: reúna-se com as noivas que irão casar no mesmo dia com você para definir flores, tapetes, velas, laços, arranjos, nesta hora é preciso bom censo de todas para entrar em um acordo.

Hora de provar seu vestido para ver se esta ficando da forma escolhida, nesta época muitas mulheres engordam ou emagrecem.......ai começa o stress dos preparativos, rss.....

6 MESES ANTES

Lua de Mel!!! Hora de definir local e pesquisar os pacotes. Costuma ser mais caros os pacotes de época, como verão – praias e inverno – alguns lugares do exterior. Então, opte por pacotes que estão ao seu alcance financeiro pois além de pagar a viagem, ainda tem o dinheiro que precisará levar. Hoje em dia é comum também, os noivos colocarem na lista de presentes, cotas da viagem de lua de mel, essa ajuda será bem-vinda!!!

Escolha também neste mês as alianças.

5 MESES ANTES

Lembrancinhas....chegou a hora de definir a lembrança de seu casamento aos convidados. Mesmo que você opte apenas por distribuir os famosos “Bem-casados”, você precisa de pelo menos uma lembrança aos Padrinhos, por isso, é importante já pesquisar e, como algumas opções você pode mandar gravar o nome do casal, é bom já ter tudo escolhido !!! As lembrancinhas são apenas um detalhe agora, mas na véspera podem fazer você perder tempo!!!

4 MESES ANTES

Escolher os convites e, se já for mandar para a caligrafia, conferir a lista de convidados com os nomes e famílias.

Hora de escolher também o traje do noivo, ele precisará de tantos cuidados quanto seu vestido de noiva!!!

3 MESES ANTES

Anteriormente falamos dos documentos que o cartório exige para o enlace, agora é hora de entrega-los e marcar a data do civil caso não seja junto a cerimônia. Lembre-se que os cartórios exigem um prazo antes de marcar para a verificação de documentação e pesquisas gerais.

2 MESES ANTES

Você pode tratar do repertório musical da cerimônia e festa. Também, fazer a lista de casamento junto as lojas de seu gosto para anexar ao convite a ser entregue neste período. Procure sempre colocar uma loja de fácil acesso e presentes acessíveis para todos os bolsos!!!

Chegou a hora de distribuir os convites!!!

Não esqueça também da contratação do carro que a levará a igreja ou ao espaço da festa!!!

45 DIAS ANTES

Fazer a mudança para a sua nova casa e conferir os detalhes do enxoval. Nesta época você pode realizar entre amigas um chá de cozinha, chá de lingerie ou um Chabar, que são convidados Homens e Mulheres sendo que, Homens levam uma bebida e Mulheres utensílios para cozinha.

Sua reserva para a lua de mel já esta feita? Ainda não? Mas, já definiram o local? Corra, as reservas tem que ser feita com antecedência também, esta é a hora!!!

1 MÊS ANTES

Marque o teste de cabelo e maquiagem no salão em que reservou o Dia da Noiva. Leve o acessório que será colocado no cabelo e, marque para alguns dias antes a limpeza de pele também, caso faça!!!

Confirme com os profissionais a data, hora, local, serviço contratado e aproveite para tirar duvidas, caso haja.

25 DIAS ANTES

Caso hajam convidados de fora da cidade, ligue para eles e veja se precisam de alguma referencia de hotel.

Faça uma lista da bagagem a ser levada para a lua de mel para não esquecer nada.

15 DIAS ANTES

Confirme com a pessoa que vai te ajudar a se vestir no dia do seu casamento. Confirme o horário que o carro irá busca-la no Salão de Cabeleireiros e faça um ensaio geral que deverá ser marcado junto a igreja.


7 DIAS ANTES

Finalize as despesas do Casamento até aqui. Se por um acaso ficar alguma pendência deixe para resolve-la só depois que retornar de viagem. Geralmente ficam para pós-casamento residual de Foto e Filmagem e, caso tenha passado cheques, reveja o cronograma financeiro.

O vestido de noiva e o traje do noivo já devem estar prontos. Dê essa função de busca-los aos seus pais ou a uma madrinha, caso você mesma não vá buscar.

3 DIAS ANTES

Massagem relaxante, manicure, pedicure e depilação completa!!!

Finalize as malas para a lua de mel. Confirme os horários e separe dos documentos para a viagem. Caso seja internacional, não esqueça do passaporte.

2 DIAS ANTES

Descanse e tire um tempo para dar atenção a família, aos seus pais e sogros. Não discuta detalhes do casamento, afinal, nada poderá ser alterado a esta altura do campeonato né?

1 DIA ANTES

Verifique se as alianças estão à mão, se seu vestido esta com você para ser levado ao salão junto com os acessórios (brincos, coroa ou acessório, sapatos e meia calça reserva). Agora, só resta relaxar....

O GRANDE DIA!

Acorde tranqüila e certa de que tudo vai sair bem do jeitinho que você planejou e sonhou.

Evite que madrinhas e convidadas se arrumem no mesmo salão que você, no máximo sua mãe ou, sua sogra.

Agora, é só seguir rumo a Igreja...Estão todos a espera da estrela da noite, você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou de minhas postagens? Por favor comentem!