terça-feira, 28 de junho de 2011

Viva aos Direitos Iguais - Oficialização de uma vida conjugal

“Celebramos a união das famílias”, diz noivo do 1º casamento gay
 

Foto: Amana Salles/Fotoarena Ampliar
O primeiro casamento gay do Brasil teve brinde com champagne, como manda o figurino

No dia Mundial do Orgulho LGBT, casou-se no Brasil o primeiro casal homossexual. Luiz André de Sousa Moresi e José Sérgio Sousa Moresi tiveram direito a certidão de casamento, aliança, noivo atrasado, beijo e brinde com champagne, como sonham muitos casais. O casamento de Luiz e José é o primeiro de "papel passado" - desde a decisão do STF, casais do mesmo sexo podiam oficializar suas uniões estáveis. Mas eles foram os primeiros a converter uma união estável homossexual em casamento propriamente dito.
"Dedicamos nosso casamento a muitos militantes que lutaram por essa conquista. Muitas pessoas dizem que estamos destruindo a família. Pelo contrário, nós amamos a nossa e vivemos como uma", disse Luiz André. "Hoje celebramos a união de duas familias que passam a formar uma nova. Estamos falando hoje de direitos e dignidade humana." Emocionados, os dois choraram durante a cerimônia, que foi acompanhada por membros da família e amigos da comunidade LGBT.
O ato foi oficializado por Marcelo Salaroli de Oliveira, oficial de registro civil de Jacareí. "É uma porta aberta para que outros casais sigam esse caminho e um passo importante na luta pela igualdade dos diritos civis".
Luiz André e Sérgio se casaram em regime de comunhão parcial de bens, e, de acordo com José Luiz Bednarski, promotor de justiça que acompanhou o caso, a união não pode ser anulada. "A decisão partiu de um fundamento jurídico sólido. O casal tem os mesmos deveres e direitos de qualquer outro", afirmou o promotor. Ele informou que os próximos pedidos de habilitação da união estável para o casamento deverão passar pelo mesmo crivo judicial que o casal passou, até que a postura de juízes seja normatizada.

Quando paro e penso em todo o meu futuro depois de casada, nos filhos que virão, nas divisões de tarefas, das dividas, nos direitos um do outro, na saúde na doença, na riqueza e na pobreza até que a morte nos separe. Porque o gay queJádivide tudo isso, não pode?

Podem sim, e espero que possam mais cada vez mais.

Felicidades ao casal.
Fonte ig.com.br

Um comentário:

O que você achou de minhas postagens? Por favor comentem!